Viajar de forma sustentável
15-04-2021
Viajar é ir de férias então o que importa é aproveitar e todas as questões de ambiente, social, económica, organização, não importam durante 10 dias.
O que acham disto? Acham que sim?
Eu gosto muito de manter os meus princípios, esteja eu em trabalho ou de férias, como tal, ficam aqui umas dicas:
1 - Escolhe bem o meio de transporte
Achas que viajar de avião ou de comboio é a mesma coisa? Claro que não, em termos de tempo de viagem é diferente mas em termos de emissões atmosféricas também.
Muitas vezes o avião é a única forma de nos deslocarmos para outro continente, mas depois podemos sempre fazer outras escolhas. Dentro da Europa posso dizer, por experiência própria, que é completamente confortável e incrível viajar de comboio. Ao utilizar o avião também podemos procurar os mais recentes e mais eficientes.
2 - Perde peso antes de viajar
Achas que seria bom fazer uma dieta? Estou a brincar. Quando falo em perder peso antes de viajar refiro-me à eficiência de fazer uma mala. Quanto mais pesada for a nossa bagagem mais emissões vai provocar no veiculo que nos vai levar. Além disso, quanto mais coisas levarmos connosco menor será a hipótese de fazermos um uso eficiente, afinal só porque vestimos hoje de manhã umas calças não quer dizer que amanhã não possam ser utilizadas.
3 - Inscreve-te numa excursão
Acabaste de chegar a uma cidade e queres visitar aquele sítio típico que toda a gente vai? Queres subir uma montanha para ver um miradouro? Querer ir a um museu que fica longe de onde tu estás?
Inscreve-te numa excursão. Quer tu vás ou não aquele autocarro vai sair para ir visitar esse sitio, por isso se tu fores diminuíste a probabilidade de emitires outros poluentes e, ainda melhor, vais aprender muito mais sobre o local. Há excursões baratas, com guias top, sem horários rígidos que enriquecem muito as viagens. Além disto tudo, há sítios que é a única forma de ires em segurança.
4 - Escolhe bem o hotel e comporta-te
Hoje em dia já existem 1001 opções de hotéis que te permitem fazer escolhas sustentáveis. E como? É veres o tipo de energia do hotel, a política de comida e resíduos, a forma de gestão das casas de banho, as escolhas que fazem para os funcionários, tudo isso. Afinal não gostaríamos de ficar num sitio em que os funcionários fossem escravizados nem que toda a comida fosse para o lixo de forma desmedida, ou gostariam?
Além disto, comportem-se! Não é por estarem num hotel que podem encher a banheira todos os dias só porque "não se paga a água" ou que devem usar as toalhas de forma doida para irem para lavar, ou trocar os lençóis todos os dias. Não me digam que em casa trocam os vossos lençóis da cama diariamente. (pagava para ver!)
Nos hotéis o maior segredo é o nosso comportamento, porque quando se começa a exagerar "só porque não se paga" lembrem-se que não pagamos hoje em dinheiro pagamos amanhã no equilíbrio do planeta.
5 - Não uses gel de banho ou pasta dos dentes!
Que tal uma semana com zero % de higiene? Calma, calma, estou a brincar.
Que tal em vez de um gel de banho usar um sabonete e em vez de um tubo de pasta de dentes usar um "comprimido" de pasta dos dentes?
Sabes um segredo? Estes produtos como sabonetes, champoo sólido, "comprimido" de pasta dos dentes, entre muitos outros, ocupam menos espaço na mala, não rebentam (quem nunca experimentou abrir uma mala e toda a roupa ser gel de banho?), pesam menos, podem ir em bagagem de mão e ainda por cima nã tem plásticos.
Eu adoro todas estas vantagens, principalmente quando viajo uma semana com uma mochila de costas daquelas tipo "Eastpak".
6 - Não gastes dinheiro em garrafas de água
Só por causa destas dicas já devia de ganhar um desconto para viajar :-D
Já gastaste 2€ numa garrafa de água de plástico no aeroporto só porque não podes passar com elas no controlo de passageiros?
Repara, não podes passar com ela cheia, mas podes passar com ela vazia, SURPRESA!
Eu levo sempre comigo uma garrafa de metal ou de vidro grosso, reutilizável, mal passo o controlo vou enchê-la e a partir daí é a minha melhor amiga todos os dias.
Vantagens? Não gasto dinheiro, não gasto tempo, provo os sabores das águas nos diversos países e é incrível! Se for para um destino em que não podemos beber água da torneira (tipo Cabo Verde, Marrocos,...) compro no local um garrafão e vou enchendo a minha, já não gasto tanto dinheiro nem gero tantos resíduos.
7 - Leva o lixo contigo
Nem todos os países tem por hábito colocar contentores do lixo a cada 10 metros como geralmente acontece em Portugal, então qual é a solução?
Leva o lixo contigo!
Na tua mochila ou mala, leva um saco daqueles de tecido impermeável para colocar o lixo ao longo das tuas caminhadas, dos teus passeios, das tuas horas de espera.
Essas bolsas não deixam passar os líquidos para os outros objetos da mochila e quando vires um contentor do lixo com vários tipos, podes não só deitar o lixo como separá-lo.
Um dos truques aqui é aprenderes a separar resíduos nos diferentes países, as cores nem sempre são azul, amarelo e verde!
Com vontade de viajar para experimentar isto tudo?
Posso garantir que além de sermos mais amigos do nosso planeta somos muito mais amigos das nossas finanças.
Se a estas dicas todas juntares uma marmita, bem vais poupar tanto dinheiro e evitar tanto desperdício!
Eu estou ansiosa por voltar a viajar e te mostrar tudo em primeira mão!