O caminho das 7 Lagoas - Serra d'Arga

25-07-2021

A Serra de Arga situa-se no Alto Minho e faz a união de 5 concelhos, Caminha, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Paredes de Coura.

Tem uma riqueza natural única e hoje, como estamos no verão, decidi registar em imagens o caminho das 7 lagoas, assim já ninguém resiste a um banhinho nesta água de montanha super quentinha (secalhar não é muito quente).

Lagoa 1

Não pensem que estas serão as únicas, mas estas são especiais pois podemos percorre-las a todas a pé, seguidas, e estão a 500 metros de altitude a caminho do ponto mais alto da serra que são os 800m.

Dada a sua altitude, a água é pura, vem diretamente da montanha e é filtrada pelo solo, como tal, é importante termos cuidado quando tomamos banho nesta água para não danificar o ecossistema com detergentes, ou outros químicos.

Lagoa 2

Todas estas lagoas estão envolvidas em muita vegetação, por norma podemos encontrar paisagens sempre verdes, densas, com alguma humidade povoadas por pinheiros e eucaliptos e vegetação rasteira.

De fauna, por norma encontro sempre lesmas gordinhas e fofas, libelinhas, borboletas, caracóis, umas cobras fininhas, e muitas aves que eu ainda não sei o nome.

Lagoa 3

Estes caminhos não são só ricos em vegetação e animais, mas também em história. As pedras destes caminhos contam histórias.

Temos pedras com as marcas das rodas dos caminhos de bois que eram utilizados para carregar os alimentos para as trocas comerciais, mas também, temos pedras com orifícios que mostram os locais de captação da água com os baldes ou outros recipientes, e ainda, temos marcações nas pedras com símbolos religiosos que mostram a povoação de monges que viveu nesta zona.

Lagoa 4

Quando tirei estas fotos ainda fiquei na dúvida se se ia notar a água. Ela consegue ser tão límpida e translúcida que às vezes ficamos na dúvida se tem água. Vantagem? Vemos o fundo.

Não me perguntem porquê mas tenho um bocado, muito, de medo ao andar ao banho em rios, na verdade sou muito mais de mar do que de rios e ver o fundo para mim é sinal de alívio. Mas nem por isso que consigo entrar aqui descalça, ups.

Lagoa 5

E pode não parecer nas fotos, mas temos aqui lagoas com a água com 1,50 metros de profundidade no mínimo, por isso não há desculpa para dizerem que nos dias quentes não há onde tomar banho.

Lagoa 6

Esta é a minha favorita, tem cascatas, tem água em queda no meio da vegetação, tem rochas, tem areia, é grande e por cima está coberta com árvores enormes e gordinhas, diria que têm uns bons séculos estas árvores.

Lagoa 7

E a questão deve ser, mas onde fica isto exatamente? Fica entre a Arga de São João e a Arga de Baixo e mais não digo, afinal a piada tem descobrir estes locais e persevá-los, infelizmente quantas mais pessoas vão a estes sítios piores eles ficam.

Encontrei papéis, plásticos e zonas verdes completamente destruídas por rodas de motas, sendo assim meio segredo dá sempre jeito.

Deixo-vos umas dicas para quando forem visitar locais intocáveis como estes. Leave no trace:

  • Não deixes nada sem ser pegadas
  • Não leves nada sem ser saudades
  • Não tires nada sem ser fotos