Microplásticos
Uma introdução.
Uma ilha de plástico no pacífico poderá ter origem apenas em palhinhas?
Honestamente parece-me um bocado estranho, no mínimo, como esta ideia vem sido explorada. Claro que utilizar palhinhas é mau, sacos de plástico é terrível, mas não podemos esquecer tudo o que está além disto.
Sabiam que a percentagem de microplásticos mais do que duplicou entre 2008 e 2020?
Os dados são assustadores, na minha modesta opinião. Os organismos marinhos começam a ser formados com estas substâncias na sua essência e torna-se complexo o seu bem estar, mas também, o bem estar de todos os outros predadores que estão acima na cadeia. (Eu sou vegetariana não me incluo nesta cadeia, mas preocupo-me muito com a vida animal).
Os microplásticos tem origem os plásticos de grande dimensão que são descartados no oceano que com o passar do tempo se decompõe em pequenas partículas, ou ainda, em fibras que existem nos têxteis e outros materiais que vão parar ao oceano a partir da água.
Há muita coisa a escrever sobre este tema, há muita informação para procurar e filtrar, há muitas opiniões em cima da mesa.
Hoje eu só vim aqui lembrar que este problema existe e que é mais grave do que aquilo que se possa imaginar.
A pesca intensiva contribui para isto, o desperdício alimentar contribui para isto, as iguarias cozinhas em muito canto do mundo contribui para isto, os óleos e essências contribuem para isto, por isso deixo só a pergunta - Porquê que o ser humano tem de comer tudo o que mexe?
O consumismo contribui para isto, o facilitismo contribui para isto, a comodidade imediata contribui para isto, a inconsciência contribui para isto, por isso deixo só outra pergunta - Porquê que o ser humano só consegue pensar nele e é completamente alheio ao que acontece no mundo animal ou até, no mundo humano mas, do outro lado do planeta?
Desabafos de quem sabe que isto vai correr mal, e não é um dia, é hoje vai correr mal.