Estocolmo - Suécia

17-02-2021

Estive na Suécia em 2017 e desde lá que tenho muita vontade de voltar, mas voltar com tempo.
A Suécia é o país da pipi das meias altas e a terra dos Vikings, é um sítio que transpira história e é um sítio que precisa de tempo para ser visitado.
Da Suécia apenas conheço Estocolmo e é sobre a capital que vou falar, apesar de ter muita muita vontade de visitar Abisko. 

Estocolmo, como qualquer cidade, tem muitos museus e espaços culturais incríveis, mas eu sou muito mais de museus ao ar livre e então vou falar-vos do postal que esta cidade é.
A zona antiga de Estocolmo - Gamla stan - é exatamente igual a um filme de vikings, as ruas, as cores, os edifícios, tudo muito cheio de cor e estreito com detalhes de metal, é incrível.
Para ter uma vista panorâmica da cidade, vai ao Fjällgatan, a área elevada à beira mar onde se vê a cidade velha. No horizonte estão, entre outros, o ilhéu de Riddarholmen, que abriga a igreja homônima que hoje serve de sepultura para os monarcas e aristocratas suecos; e Djurgården, ilha com uma grande área verde que concentra atrações como o parque de diversões Gröna Lund, e os museus Skansen (a céu aberto), o ABBA (dedicado à mais famosa das bandas suecas) e o Vasamuseet, que é o museu que atrai mais público em toda a Escandinávia. Abriga um navio de guerra do século 17 - o único existente do mundo - que naufragou na viagem de estreia e foi recuperado e restaurado no século 20.

Andei sempre a pé em Estocolmo, num sol bom de Setembro, com uma temperatura agradável (quem me conhece sabe que não gosto nada de calor por isso estava bom para mim). Adorei conhecei a cidade e passei uma vergonha num supermercado quando tentei comprar uma garrafa de água e só havia água com gás, porque supostamente "Menina para quê que quer comprar água mineral em garrafas se a temos nas torneiras de toda a cidade e é gratuita?", aquela diferença cultural que eu depois aproveitei muito no regresso a Portugal.
Não comi muita coisa neste país porque tinha comida na mochila e porque quase desmaiei com os preços, mas acredito que se estivesse numa viagem normal teria conhecido sítios incríveis, mas, como estava a fazer um interrail, o nosso objetivo era não gastar dinheiro e visitar o máximo de lugares possíveis.
O céu aqui é incrível, aliás, eu sou fã total do céu nórdico e então se subirmos um pouco mais e entrarmos no circulo polar ártico nem é bom pensar, é por isso que quero visitar Abisko.
Abisko é uma zona de interior, um pouco mais abaixo de Tromso na Noruega, que tem um parque natural incrível, lagos de perder de vista, montanhas em todo o redor, já só me imagino de mochila às costas a dormir num cume de uma montanha numa tenda transparente. Deixo-vos o link para se deliciarem.

Se quiserem ter uma experiência única façam esta viagem:

  • Porto - Copenhaga - Via Avião
  • Copenhaga - Estocolmo - Via comboio dentro de um ferry a vapor
  • Estocolmo - 3 dias a pé
  • Estocolmo - Abisko - via comboio 17h00 a verem as paisagens mais incríveis suecas e com a possibilidade de parar em montes de sítios diferentes e dormir no comboio
  • Abisko 5 dias a pé
  • Abisko - Porto - Via avião

Isto proporciona 2 semanas incríveis de férias que devem rendar +/- 1000€ por pessoa se tiverem vontade de explorar natureza e improvisar.