Alterações Climáticas
Quando se ouve falar em alterações climáticas é como se soassem todas as sirenes no cérebro das pessoas, que podem dizer coisas como:
- Lá vem eles com essas conversas, deixem-nos é trabalhar
- É tudo uma treta, não percebo onde veem tanta coisa se aqui connosco está tudo bem
- Já vem aí discussão de certeza
- Aposto que vão pedir dinheiro à União Europeia para alguma coisa
- Politiquices para arranjar mais "tachos"
- Estamos todos a morrer e daqui a 2 anos ninguém pode viver à beira mar
- Temos de fazer algo alarmante para que olhem para nós e parem com estes hábitos
- As empresas deviam todas de parar como no primeiro confinamento para o mundo recuperar
No sentido de todas estas ideias, hoje decidi escrever um pouco sobre o tema, focando-me no Acordo de Paris.
O principal objetivo do Acordo de Paris é limitar o aquecimento global a 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, mas, idealmente as políticas e a ações dos países estão a ser conduzidas tendo como objetivo os 1,5ºC.
Em Dezembro de 2020 o balanço foi que tínhamos alcançado o aumento de 1,1ºC.
No termómetro da imagem acima conseguem ver a nossa posição atual e as perspectivas futuras, se todas as políticas se mantiverem o aumento será de 2,9ºC.
A grande questão aqui é, mas porquê que isto acontece?
De uma forma muito simples, o clima está a mudar ao redor do mundo porque a temperatura na nossa atmosfera está a aumentar, este aumento está relacionado com o aumento dos gases de efeito de estufa. Este ponto é muito relevante de compreender porque os gases com efeito de estufa "não deviam desaparecer", como às vezes de pensa, são eles que nos protegem do excesso de radiação e que mantém a nossa temperatura terrestre boa para a vida, sem eles a vida poderia não ser possível neste planeta. Vejam a imagem abaixo que tem esta relação.
A questão aqui é que a quantidade de gases com efeito de estufa aumentou e aumentou muito então está a ficar muito mais calor no planeta. Imaginem que tem uma estufa com uma serie de alfaces plantada, essa estufa aquece quando exposta ao sol e mantêm a temperatura de noite, contudo se ficar muito quente, os agricultores abrem umas janelas e a estufa normaliza a sua temperatura para não matar as alfaces ou expo-las a momentos de desidratação pela falta de água. Se essa estufa nesses momentos de picos de calor não for aberta vai ficar insuportável lá dentro e as alfaces poderão não sobreviver...
E como aumentámos nós a quantidade destes gases na atmosfera?
- A queima de carvão, petróleo ou gás produz dióxido de carbono e óxido nitroso.
- Abate de florestas (desflorestação): as árvores ajudam a regular o clima absorvendo o CO2 presente na atmosfera. Quando são abatidas, esse efeito benéfico desaparece e o carbono armazenado nas árvores é libertado para a atmosfera, reforçando o efeito de estufa.
- Aumento da atividade pecuária: as vacas e as ovelhas produzem grandes quantidades de metano durante a digestão dos alimentos.
- Os fertilizantes que contêm azoto produzem emissões de óxido nitroso.
- Os gases fluorados têm um efeito de aquecimento muito forte, que chega a ser 23 000 vezes superior ao do CO2. Felizmente, são libertados em pequenas quantidades e estão a ser gradualmente eliminados ao abrigo da regulamentação da UE.
Basicamente, muita coisa que nós fazemos aumenta estas concentrações, mas a questão é que podemos equilibrar esta balança no nosso dia a dia.
E como conseguimos nós enquanto cidadãos no nosso dia a dia fazer alguma coisa?
1. DIMINUIR O CONSUMO DE CARNE E LEITE DE ORIGEM BOVINA
2. PREFERIR PRODUTOS DE MADEIRA CERTIFICADA
3. ANDAR MENOS DE AUTOMÓVEL
4. REPENSAR O CONSUMO DE PRODUTOS
5. COMPRAR EM EMPRESAS QUE EMITEM MENOS GASES DE EFEITO ESTUFA
6. COMBATER O DESPERDÍCIO
7. SABER DE ONDE VEM A SOJA, O ÓLEO DE PALMA E SEUS DERIVADOS
8. SEPARAR LIXO PARA RECICLAGEM
9. TORNAR A SUA CASA MAIS SUSTENTÁVEL
Que acham de eu fazer uma publicação só deste tema? Acho que sim...