Alterações Climáticas

14-02-2021

Quando se ouve falar em alterações climáticas é como se soassem todas as sirenes no cérebro das pessoas, que podem dizer coisas como:

  • Lá vem eles com essas conversas, deixem-nos é trabalhar
  • É tudo uma treta, não percebo onde veem tanta coisa se aqui connosco está tudo bem
  • Já vem aí discussão de certeza
  • Aposto que vão pedir dinheiro à União Europeia para alguma coisa
  • Politiquices para arranjar mais "tachos"
  • Estamos todos a morrer e daqui a 2 anos ninguém pode viver à beira mar
  • Temos de fazer algo alarmante para que olhem para nós e parem com estes hábitos
  • As empresas deviam todas de parar como no primeiro confinamento para o mundo recuperar

No sentido de todas estas ideias, hoje decidi escrever um pouco sobre o tema, focando-me no Acordo de Paris.

O principal objetivo do Acordo de Paris é limitar o aquecimento global a 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, mas, idealmente as políticas e a ações dos países estão a ser conduzidas tendo como objetivo os 1,5ºC.

Em Dezembro de 2020 o balanço foi que tínhamos alcançado o aumento de 1,1ºC.

No termómetro da imagem acima conseguem ver a nossa posição atual e as perspectivas futuras, se todas as políticas se mantiverem o aumento será de 2,9ºC.

A grande questão aqui é, mas porquê que isto acontece?

De uma forma muito simples, o clima está a mudar ao redor do mundo porque a temperatura na nossa atmosfera está a aumentar, este aumento está relacionado com o aumento dos gases de efeito de estufa. Este ponto é muito relevante de compreender porque os gases com efeito de estufa "não deviam desaparecer", como às vezes de pensa, são eles que nos protegem do excesso de radiação e que mantém a nossa temperatura terrestre boa para a vida, sem eles a vida poderia não ser possível neste planeta. Vejam a imagem abaixo que tem esta relação.

A questão aqui é que a quantidade de gases com efeito de estufa aumentou e aumentou muito então está a ficar muito mais calor no planeta. Imaginem que tem uma estufa com uma serie de alfaces plantada, essa estufa aquece quando exposta ao sol e mantêm a temperatura de noite, contudo se ficar muito quente, os agricultores abrem umas janelas e a estufa normaliza a sua temperatura para não matar as alfaces ou expo-las a momentos de desidratação pela falta de água. Se essa estufa nesses momentos de picos de calor não for aberta vai ficar insuportável lá dentro e as alfaces poderão não sobreviver...

E como aumentámos nós a quantidade destes gases na atmosfera?

  • A queima de carvão, petróleo ou gás produz dióxido de carbono e óxido nitroso.
  • Abate de florestas (desflorestação): as árvores ajudam a regular o clima absorvendo o CO2 presente na atmosfera. Quando são abatidas, esse efeito benéfico desaparece e o carbono armazenado nas árvores é libertado para a atmosfera, reforçando o efeito de estufa.
  • Aumento da atividade pecuária: as vacas e as ovelhas produzem grandes quantidades de metano durante a digestão dos alimentos.
  • Os fertilizantes que contêm azoto produzem emissões de óxido nitroso.
  • Os gases fluorados têm um efeito de aquecimento muito forte, que chega a ser 23 000 vezes superior ao do CO2. Felizmente, são libertados em pequenas quantidades e estão a ser gradualmente eliminados ao abrigo da regulamentação da UE.

Basicamente, muita coisa que nós fazemos aumenta estas concentrações, mas a questão é que podemos equilibrar esta balança no nosso dia a dia.

E como conseguimos nós enquanto cidadãos no nosso dia a dia fazer alguma coisa?

1. DIMINUIR O CONSUMO DE CARNE E LEITE DE ORIGEM BOVINA

O que isso tem a ver...
No processo de digestão destes animais, bois e vacas emitem metano, um gás 21 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono em termos de efeito estufa.

2. PREFERIR PRODUTOS DE MADEIRA CERTIFICADA

O que isso tem a ver...
A destruição das florestas nativas é uma das formas mais prejudiciais para o aumento dos gases com efeito de estufa pois o ciclo de renovação deixa de existir.

3. ANDAR MENOS DE AUTOMÓVEL

O que isso tem a ver...
A queima dos combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, é uma das causas do aquecimento global. Um carro médio a gasolina que ande trinta quilómetros por dia emite, em um ano, uma quantidade de gases de efeito estufa que precisaria de 17 árvores crescendo durante 37 anos para ser absorvida.

4. REPENSAR O CONSUMO DE PRODUTOS

O que isso tem a ver...
A fabricação de qualquer produto envolve extração e processamento de matéria-prima, uso de água e de energia na produção, além do gasto de combustível no transporte até as lojas. Todos esses processos causam a emissão de gases de efeito estufa.

5. COMPRAR EM EMPRESAS QUE EMITEM MENOS GASES DE EFEITO ESTUFA

O que isso tem a ver...
Muitas empresas estão a estudar o volume de gases de efeito estufa emitido nos seus processos de produção, seja nas fábricas, nos escritórios, na frota de distribuição e até mesmo nas viagens de avião dos seus executivos. Depois de saberem o seu impacto, elas criam planos de ações para os compensar, tentando equilibrar as suas atividades.

6. COMBATER O DESPERDÍCIO

O que isso tem a ver...
Restos de comida representam um grande desperdício, depositados nos aterros, o lixo orgânico emite gás metano durante sua decomposição, logo torna-se relevante evitar o desperdício alimentar. Além deste ponto, também influência muito a produção de bens alimentares, pois quanto menor o desperdício menor a produção.

7. SABER DE ONDE VEM A SOJA, O ÓLEO DE PALMA E SEUS DERIVADOS

O que isso tem a ver...
A plantação de soja e de óleo de palma tem avançado na Amazônia e no Cerrado, e muitas áreas são desmatadas ilegalmente. O desmatamento é a maior causa da emissão de gases de efeito estufa pelo Brasil. Sendo nós consumidores globais também temos o dever de ver de onde vem estes produtos.

8. SEPARAR LIXO PARA RECICLAGEM

O que isso tem a ver...
Deixar de colocar no lixo comum materiais como papel, vidro, plástico e alumínio, reciclando-os e usando-os como matéria-prima de novos produtos, é uma das ações mais importantes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, pois os resíduos de hoje serão as matérias primas de amanhã.

9. TORNAR A SUA CASA MAIS SUSTENTÁVEL

O que isso tem a ver...
Tornar a nossa casa mais sustentável é um dos melhores passos para o planeta e uma das melhores ajudas para o orçamento familiar, é possível reduzir drasticamente os custos se fizermos isto.

Que acham de eu fazer uma publicação só deste tema? Acho que sim...